TI no Brasil: conte com a empresa de TI certa para a migração em nuvem

Home Gmail
TI no Brasil: conte com a empresa de TI certa para a migração em nuvem
TI no Brasil: conte com a empresa de TI certa para a migração em nuvem

TI no Brasil: conte com a empresa de TI certa para a migração em nuvem

Tecnologias avançadas de análise e processamento de dados, alta conectividade, escalabilidade e economia de custos. Isso lhe soa familiar? Pois bem, ninguém pode discutir que a transformação digital promoveu uma verdadeira revolução no mundo corporativo, sobretudo na gestão de TI.

Apesar de toda a popularização e ganhos gerados pela nuvem, realizar a migração de banco de dados e sistemas operacionais para o ambiente cloud pode se tornar um problema se não for feito com uma empresa de TI com excelência nesse tipo de serviço.

Descubra, neste artigo, a importância de uma assistência especializada!

Por que migrar para a nuvem?

Hoje é possível dizer que quase não há empresas que não usam computadores no Brasil. Segundo a pesquisa TIC Empresas 2013, da CETIC, mais de 97% das empresas acima de 10 funcionários usam computadores.

Mas, ainda há uma grande ineficiência no uso dos recursos de informática e na gestão de TI no Brasil, levando muitas empresas a gastarem de forma incorreta, aumentando seus custos e diminuindo sua produtividade. A adoção do cloud computing resolveria muitos desses problemas.

Em plena era da transformação digital, adotar o modelo cloud é uma peça-chave para que a empresa consiga se alinhar às principais inovações disponíveis no mercado e usufruir das vantagens proporcionadas por esse sistema, como:

  • agilidade;
  • eficiência;
  • escalabilidade;
  • economia de custos;
  • segurança;
  • colaboração facilitada, entre outras.

A seguir, confira outros motivos que justificam essa decisão.

Uso da Internet é universal

Primeiramente, o mundo hoje é extremamente conectado e empresas que estão fora da web não conseguem sobreviver. A maioria dos clientes e fornecedores querem se comunicar de forma digital.

É por isso que quase 100% das empresas brasileiras usaram a Internet banda larga, via cabo ou linha telefônica nos últimos 12 meses. Os roteadores sem fio, muitas vezes oferecidos pelos provedores de acesso, também permitiram a criação de redes internas próprias.

Com a tecnologia cloud, você promove tanto uma comunicação interna como externa em tempo real e, consequentemente, uma otimização de performance.

Muito mais que e-mail

O uso da Internet sempre começa pelo e-mail, que ainda é a peça mais importante na comunicação corporativa. Em média, recebemos mais de 100 e-mails por dia, o que é um problema sem ferramentas para ajudar a filtrá-los.

Como os gastos com telefonia ainda são altos no país, as alternativas são sempre avaliadas e utilizadas. Aplicações de mensagens instantâneas, como o Skype, Google Chat e Facebook Messenger são usadas por mais da metade dos funcionários.

Quase ¼ deles também usam videoconferência para reuniões que necessitam de imagens e áudio. Enfim, é um cenário em que a busca por informações e documentos resulta em um grande volume de dados, que pode ser gerenciado com muito mais agilidade quando armazenados em nuvem.

Profissionalismo cresce

No mundo cloud, os profissionais têm um panorama da empresa e das tarefas sob sua responsabilidade em tempo real. Assim, a tomada de decisões acontece de forma mais consciente e a rotina de atividades mais organizada.

Com isso, não só a performance interna é afetada positivamente, o relacionamento com os clientes também é impactado com maiores níveis de satisfação.

Problemas de TI e a solução que vem da nuvem

Assim que entram no mundo do TI, essas empresas começam a enfrentar os mesmos problemas que as gigantes do país. Excesso de mensagens de e-mails, SPAMs, vírus, redes que não funcionam e arquivos que são perdidos.

A primeira tentativa é usar as ferramentas dos provedores, mas que são muito básicas na maior parte das vezes:

  • Filtros de SPAM e mensagens de phishing (aquelas que querem roubar suas informações se passando por bancos e polícia): com poucas funcionalidades, deixam passar a maioria dos e-mails;
  • Troca de arquivos: você não consegue montar facilmente um sistema de armazenagem na nuvem com um provedor tradicional;
  • Ataques de hackers: a proteção dos seus arquivos não existe.

Os números demonstram isso. Em 2011, a Webroot publicou uma estatística dizendo que as empresas gastavam em média 127 horas para manter atualizadas apenas soluções de segurança da informação, fora o resto do TI.

Nessas horas, torna-se essencial para pequenas e médias empresas o uso de uma solução na nuvem. Usando o Google Apps for Work como referência, você tem os seguintes benefícios:

  • Segurança total: o mecanismo contra-ataque é o mesmo que o Google usa para si e para seus clientes de grande porte;
  • E-mail que funciona em qualquer lugar: o GMAIL é uma unanimidade. Funciona em Windows, Mac, Linux, iOS, Android, em tudo. Se instalar no seu celular, ele lhe avisa quando há um e-mail novo, aumentando sua eficiência e produtividade;
  • E-mail com filtros avançados: o Google tem hoje quase 500 milhões de e-mails, sendo a ferramenta com os melhores filtros do mercado;
  • Drive na rede: cada usuário recebe no mínimo 30GB de espaço na nuvem, que pode ser usado para compartilhar arquivos com colegas de trabalho, clientes e fornecedores. O melhor é que é totalmente controlado pelo administrador da empresa. Ou seja, mesmo que o colaborador saia, os arquivos continuam lá;
  • Google Chat / Hangout: ao invés de usar ferramentas em que você não tem controle nenhum, como chat do Facebook ou do Skype, que tal usar uma que está dentro do seu pacote? Com o Google Chat, você sabe que as informações continuam sob seu controle.

Quando deve ser feita?

Embora a transformação digital seja uma realidade do mercado há algum tempo, o uso de dados e processos na nuvem ainda não foi implementado por muitos negócios. É aí que surge uma dúvida muito frequente: qual o momento ideal para fazer essa transição?

O mais adequado seria antes que sua infraestrutura de TI e demais operações se tornem obsoletas, sobretudo porque a migração de data centers para a nuvem não se realiza de forma imediata.

Resumindo, não existe um marco exato que se aplique a todas as empresas. Vai depender da maturidade digital, da complexidade do seu funcionamento. A única certeza que temos é a urgência dessa transição para manter sua competitividade no mercado.

Para chegar a um diagnóstico, o gestor deve mapear o ambiente atual utilizado, identificar o escopo da migração e delimitar quais os recursos necessários para colocar sua estratégia em prática. Sem deixar de lado os impactos internos e externos.

Ademais, é fundamental que os colaboradores estejam em sintonia com o seu projeto e todos os aspectos que envolvem a mudança para nuvem – benefícios, inovações, funcionalidades e metodologias de uso.

Isso porque, não adianta investir na aquisição das melhores tecnologias, se as pessoas que vão utilizá-las não sabem explorar todo o seu potencial.

Qual a importância de contar com o apoio de uma boa empresa de TI?

Um projeto Go-to-Cloud proporciona configurações únicas e oportunidades de crescimento para o negócio. Mas, para que esse resultado de fato aconteça, é fundamental encontrar as soluções em nuvem que melhor se encaixam ao perfil da organização.

Nesse cenário, além de garantir o acesso a um catálogo de tecnologias de qualidade, uma empresa de TI especializada tem a expertise necessária para ajudar em todas as etapas do processo de migração para a nuvem, desde o planejamento estratégico até o pós-implementação.

Esses parceiros estão atualizados sobre as ferramentas mais modernas disponíveis nesse mercado, e por norma contam com um time de profissionais bem qualificados. Além disso, se preocupam em montar uma infraestrutura que faça sentido para as características do negócio, garantindo a sua eficiência operacional.

Migrar para a nuvem traz inúmeras facilidades para o dia a dia da empresa, porém isso não significa que essa tarefa seja simples. Há conhecimentos bem específicos que só uma assistência especializada está apta para lidar.

Como a SantoDigital pode ajudar?

Atualizar a infraestrutura de TI para a nuvem vai muito além do que transportar dados e operações de um ambiente para outro. Ao contrário, ela envolve muito conhecimento técnico e experiência com esse tipo de implementação em negócios com diferentes realidades.

Traduzindo, contar com o apoio de uma empresa de TI especializada em cloud computing é indispensável. E a SantoDigital é uma parceira qualificada para ajudar você nessa missão.

Há mais de uma década atuando nesse mercado, a empresa já implementou mais de 200 projetos de migração de máquinas, em mais de 2000 empresas de ambientes diversos, e soluções avançadas para transformar a realidade dos seus clientes, sempre pensando nas suas cargas de trabalho, pendências e orçamento.

Serviços de consultoria, suporte técnico, planejamento estratégico e profissionais altamente competentes. Esses são alguns dos valores oferecidos pela SantoDigital na sua prestação de serviços.

Além disso, a SantoDigital é comprometida com as diretrizes de implementação e melhores práticas indicadas pelo Google Cloud, garantindo total segurança e eficiência na sua jornada para a nuvem.

No mercado atual, a migração em nuvem representa um dos principais pilares para um desempenho de sucesso. O desafio, entretanto, é encontrar uma empresa de TI que ofereça serviços de excelência, como a SantoDigital.

Conforme as suas escolhas, é possível incorporar formas de trabalho cada vez mais eficientes e fortalecer as vantagens competitivas do negócio.

E então, o que está esperando para levar soluções de TI personalizadas para sua empresa? Conheça o catálogo da SantoDigital e inicie a sua jornada rumo à inovação!

[rock-convert-cta id=”6713″]

Artigos Relacionados:

Google Apps for Work – Serve para quem?

photo credit: SEOPlanter via photopin cc

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: