Como manter seu Gmail e G Suite seguros?

Home Gmail
Como manter seu Gmail e G Suite seguros?

Como manter seu Gmail e G Suite seguros?

Para quem realiza boa parte do seu trabalho online, é importante manter as suas contas seguras. Afinal, a ameaça de invasões e hackers é constante, e um roubo de dados pode significar problemas graves para os negócios.

Se você utiliza o Gmail e o Google Apps for Work em sua empresa, pode aproveitar uma série de configurações especiais que ajudam a cuidar da segurança da sua conta. Além disso, é importante criar alguns hábitos que ajudam a manter a integridade dos seus dados.

Confira a seguir nossas dicas para manter o seu Gmail e Google Apps for Work seguros:

Ative a verificação em duas etapas

Assim como diversos outros serviços, o Google Apps for Work possui uma modalidade diferente de fazer login, que conta com mais segurança. A verificação em duas etapas evita que a sua conta seja invadida por alguém que sabe a sua senha adicionando mais uma camada de autenticação.

Quando for feita uma tentativa de login na sua conta, você recebe um código via SMS no celular. Para entrar, é preciso inserir este código na página. Como o invasor não tem acesso ao seu celular, ele não poderá invadir a sua conta.

Crie senhas originais

Por melhor que seja a sua senha, ela não será nem um pouco segura se você usa a mesma em todos os seus serviços web. Criar combinações diferentes para cada site é uma maneira de proteger ainda mais os seus dados. Caso você tenha uma única senha para tudo, um invasor que tomar controle de uma de suas contas terá, por consequência, acesso a todas as outras.

Use um gerador que utiliza letras, números e símbolos para criar chaves únicas e lembre-se de criar uma sequência longa e difícil de associar à sua pessoa.

Mude a sua senha regularmente

Por mais original e difícil que seja a sua senha, ela deve ser trocada com regularidade para que você possa ter mais segurança na sua conta do Google Apps for Work. Estabeleça um prazo e respeite-o, realizando a mudança de sua senha levando em conta a importância de elaborá-las com originalidade e complexidade. Recomenda-se fazer esta alteração de seis em seis meses.

Evite o acesso em computadores públicos

Computadores públicos não devem ser utilizados para acessar contas pessoais, seja de qual serviço for. No caso de sua conta no Google Apps for Work, a preocupação deve ser redobrada, afinal, trata-se da sua conta de trabalho. Por mais que a funcionalidade dos aplicativos Google permita que você os acesse de qualquer lugar, é importante ter cuidado. Um computador público pode estar infectado com um programa que rouba senhas, por exemplo, o que pode comprometer a integridade da sua conta. Por isso, acesse seus serviços somente em lugares e aparelhos seguros.

Consulte as configurações de recuperação

A sua conta do Google Apps for Work permite que você insira um e-mail de recuperação e um número de telefone. Estes contatos servirão como sistemas de emergência para recuperar o controle da sua conta, caso ela seja invadida por alguém que sabe a sua senha. Certifique-se de que o e-mail de recuperação é válido e que você tem acesso a ele. O mesmo vale para o número de telefone: se o Google não conseguir enviar uma mensagem para ele, o seu acesso estará perdido.

Evite usar programas piratas

Quando se trata de programas piratas, vale o ditado que diz que “o barato sai caro”. Na tentativa de economizar usando um programa pirata, você pode acabar comprometendo a segurança de todo o seu computador. Muitos programas deste tipo vêm com vírus e podem roubar as suas senhas, inclusive a do Google Apps for Work.

Evite utilizar este tipo de programa no mesmo computador que você usa para acessar as suas contas pessoais, já que eles oferecem grande risco à segurança dos seus dados. Isso também vale para o seu smartphone: use somente apps oficiais.

Mantenha seu sistema atualizado

Seja no celular ou no computador, você precisa ter a última versão do seu sistema operacional. Afinal, a cada atualização, são corrigidas diversas falhas de segurança que invasores podem aproveitar para roubar os seus dados. Consulte as atualizações do seu sistema e realize todos os procedimentos necessários. Somente utilize a sua conta do Google Apps for Work em um computador que está com suas falhas de segurança devidamente corrigidas.

Assim como qualquer outro serviço web, o Google Apps for Work requer cuidados para que sua segurança não seja comprometida. Felizmente, existem diversas configurações e mecanismos que facilitam nesse trabalho, deixando a sua conta mais segura e livre do risco de ser invadida por hackers.

Você cuida da segurança das suas contas online? Quando foi a última vez que trocou as suas senhas? Comente e compartilhe suas dicas de segurança com a gente!

[rock-convert-cta id=”6728″]

Artigos Relacionados:

A comunicação da sua empresa está segura?

Há segurança na nuvem?

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: