A segurança do Gmail: entenda por que ela é eficiente

Home Gmail
A segurança do Gmail: entenda por que ela é eficiente
Entenda como a segurança do Gmail funciona

A segurança do Gmail: entenda por que ela é eficiente

Ao longo dos anos, conforme a internet e a tecnologia se consolidam, mais e mais pessoas usam recursos digitais, o que causou também o aumento proporcionalmente dos riscos de cibercrimes.

Não é raro ouvirmos algum caso de uma pessoa que sofreu algum tipo de ataque online por receber um e-mail suspeito e clicado em um link. Pensando nisso, o Google se dedicou a potencializar a segurança do Gmail, adotando ações e práticas que o tornam ainda mais seguro e inteligente.

Hoje, a plataforma oferece, entre outras coisas, a autenticação baseada em dois fatores, para evitar que pessoas não autorizadas entrem na sua caixa de correio eletrônico. A coisa é tão simples que você imagina que outras empresas, sobretudo aquelas que lidam com mais volume de riquezas, como os bancos, tenham níveis de segurança ainda melhores.

Neste post, você vai entender a eficiência dessa ferramenta e como ela garante a segurança. Acompanhe!

O que é o Gmail?

O Gmail é uma solução de correio eletrônico do Google, que faz parte do conjunto de aplicativos de produtividade oferecidos pela empresa, o Google Workspace.

Além da segurança, o Gmail se destaca por ser fácil de usar e otimizado, com funcionalidades que facilitam muito o dia a dia do trabalho e as tarefas do usuário. Ele pode ser acessado de qualquer lugar, possui escrita inteligente e alertas que geram lembretes para que a pessoa não se esqueça de acompanhar mensagens importantes.

No mais, uma grande vantagem é que ele é totalmente integrado às outras ferramentas do Workspace, permitindo, diretamente da caixa de e-mail, começar uma videochamada pelo Meet, anexar um arquivo do Drive, marcar um compromisso na Agenda ou iniciar um Chat. Tudo isso sem sair da mesma tela.

Como funciona a segurança no Gmail?

O Google está sempre inovando quando o assunto é proteção dos usuários e, por isso, a segurança do Gmail é uma das melhores do mercado. Em primeiro lugar, o Google não usa dados do e-mail para fins de publicidade e investe em criptografia de alta performance.

Os mecanismos de proteção usados no Gmail também tem alto poder de filtrar spams e malwares. As soluções contra phishing utilizadas também são muito avançadas. Da mesma forma, a plataforma oferece agora o modo confidencial, que concede uma camada extra de proteção aos e-mails enviados.

Nele, os usuários podem estipular uma data de validade para as mensagens e remover comandos como a possibilidade de imprimir, copiar ou encaminhar a mensagem.

Um dos recursos de segurança do Gmail mais conhecidos é a autenticação de dois fatores. Vários prestadores de serviços on-line oferecem dois ou mais critérios de autenticação dos usuários. Essa é uma importante medida de segurança que, no caso do acesso aos e-mails, requer mais do que, simplesmente, o seu nome de usuário e a sua senha.

Dessa forma, toda vez que esse serviço perde, acidentalmente, as credenciais de usuário ou alguém invade a conta de outra pessoa, a confirmação feita em dois ou mais passos garante que só você tenha acesso autorizado à sua própria conta.

Nos serviços de internet mais protegidos, uma técnica de dois fatores muito comum é aquela em que o usuário digita o seu nome e a sua senha e, posteriormente, recebe uma mensagem de texto (SMS) contendo um código randomizado. Ao colocar esse código no quadro respectivo, passa-se a ter acesso à página seguinte, no navegador, ou à sua conta.

A metodologia de dois fatores, utilizada no Gmail, também se baseia na ideia de gerar uma senha específica para o envio do aplicativo para um dispositivo móvel do usuário.

Nesse sentido, o uso desse sistema de proteção lhe exigirá dois compromissos básicos: a boa memória para se lembrar da sua senha e a existência de um smartphone com linha em operação.

Como tornar meu Gmail mais seguro?

O Google se empenha bastante para reforçar a segurança do Gmail para seus usuários, mas existem algumas medidas recomendadas que você pode colocar em prática para proteger ainda mais a sua conta. Conheça algumas delas a seguir.

Ative a verificação em duas etapas

Como falamos, a autenticação de dois fatores é um importante recurso de segurança. Com ela, você confirma sua identidade e acessa sua conta verificando seu login em diferentes produtos do Google além do Gmail. Por exemplo, para ter certeza de que é você acessando seu e-mail, o Google pode pedir que você confirme seu login e senha em outros aplicativos que tenha instalado no seu celular.

Faça a verificação de segurança

A verificação de segurança é um conjunto de ações que permite que o usuário personalize as ações de proteção da sua conta. Nas configurações do Gmail, você pode:

  • definir opções para recuperar sua conta;
  • ativar a autenticação em dois fatores;
  • analisar e excluir acessos de dados;
  • acionar o bloqueio de tela.

Para deixar sua conta ainda mais segura, o Gmail também recomenda que você crie senhas fortes e que não as compartilhe em outros logins e sites.

Mantenha o navegador sempre atualizado

Uma forma de assegurar a proteção é manter aplicativos e navegadores sempre atualizados. As atualizações de sistemas são importantes, pois elas sempre trazem novidades de aprimoramentos que deixam suas contas mais seguras.

Evite instalar extensões ou apps desconhecidos e desnecessários

Extensões e apps são usados para trazer diferentes funcionalidades aos serviços já presentes no Google. No entanto, muitos deles são desenvolvidos por outras empresas. Uma vez instalados e incorporados ao seu sistema, esses apps podem ter acesso a seus dados, incluindo os sensíveis.

Logo, tenha cuidado com as extensões que você ativa, tendo atenção na hora de selecionar a fonte e mantendo apenas os complementos necessários e conhecidos. Isso evita que seus dados sejam acessados por múltiplas plataformas.

Além de ser uma solução de comunicação e produtividade otimizada e simples de usar, as práticas de segurança do Gmail também fazem com que esse aplicativo do Google seja um dos mais confiáveis do mercado. Seu alto grau de segurança faz com que hackers e as outras pessoas mal-intencionadas tenham mais dificuldade para invadir a sua conta. Por isso, usuários e empresas podem ter certeza que seus dados e mensagens estarão mais protegidos.

Gostou de conhecer mais sobre o Gmail? Quer saber mais sobre o potencial da plataforma Google Workspace para empresas? Acesse o site da SantoDigital para conhecer essa solução do Google e nossos serviços!

[rock-convert-cta id=”6703″]

Artigos Relacionados:

A comunicação da sua empresa está segura?

Como funciona o Google Apps Vault? Veja seus benefícios

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: